segunda-feira, 14 de março de 2016

Amor líquido


Eu realmente levo muito a sério meus relacionamentos. Sinceramente, não me lembro de ter conhecido alguém que desse tanta importância assim à arte de relacionar-se.

Consegui, com ajuda do Edu, um livro em PDF que eu estava procurando há séculos : Amor Líquido ( Bauman ). o livro do sociólogo fala das relações cada vez mais rasas, baseadas em contatos on-line e passíveis de exclusão com um simples " delete ".

Acontece que dias atrás, postei sobre um assunto que considero banal ( Kindle ) e vários que nunca comentaram no blog deram o " ar da graça ". Acredito muito em empatia. Creio que aqueles que não se vêem em um relacionamento, ou não tem experiência, tem dificuldade em opinar. Alguns amigos me falam sobre a inveja, mas sou cético quanto a isso. Prefiro a visão da empatia mesmo.

Bauman cita no livro que para se manter um relacionamento duradouro, é necessária uma boa dose de humildade e coragem. Eu acrescentaria gratidão. É sempre legal ser reconhecido e ver o outro demonstrar que aquele esforço, aquela atitude, não caiu do céu. 

O que acham ?

5 comentários:

Anônimo disse...

Livro de cabeceira! Para ler e reler muitas vezes!
Melhor que Amor Liquido somente O Banquete de Platão citado nesse livro!
Pequeno, precioso e de GRAÇA!!!
Boa leitura!

Gustavo disse...

Leia se puder modernidade liquida do mesmo autor, outro excelente livro

Latinha disse...

Pergunta da noite... será que as pessoas tem relações rasas por conta do meio ou ela são assim independentemente do meio?! Eu tenho relações "virtuais" que são bem sérias e fortes... já tive relações "reais" que não chegaram aos pés... Enfim... coisas a se pensar...

E eu acho que uma relação duradora nasce do desejo de ambos fazerem dar certo... sabe aquela coisa de no fim do dia você, independentemente de tudo, querer deitar ao lado daquela pessoa... Essa questão da gratidão é meio complicada, mas tá valendo também

Abração.

Eduardo de Souza Caxa disse...

Já que o Edu te deu esse presente (e outros dois, onde vocês repousam suas cabecinhas cansadas), tá na hora de retribuir: sabe o Kindle? Sabe a Amazon Então... procura lá por "3 e 15" ou "Caxa" e encomenda/baixa aquela porra. Aproveita enquanto é de grátis... :-)

Homem, Homossexual e Pai disse...

tenho muita vontade de ler AMORES LIQUIDOS, mas tenho tido tão pouco tempo para leituras "casuais"... então só posso comentar o que li por outros...
concordo com vc, para nos relacionarmos é preciso CORAGEM ( para se perder e se abrir), HUMILDADE (para saber aprender "do outro") e eu acrescentaria PERSEVERANÇA pois são muitos os obstáculos a nos fazer "desistir"! belo texto!